quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Diálogos da Terra

É preciso tirar o chapéu para uma coisa deste governo mineiro: pela primeira vez eu vejo uma Secretaria de Ciência e Tecnologia usar tecnologia. Usar e bem.
Exemplos são os inúmeros recursos que a Sctes criou para usar a web. O mais recente é o site do Diálogos da Terra, que cobre, em tempo real, o que acontece na conferência internacional sobre sustentabilidade que o governo mineiro está realizando até amanhã, sexta-feira (28). É um site fantástico.
Na abertura, transmitiu em tempo real a conferência do presidente executivo da Green Cross, Alexander Likhotal e da conferência magna com o prêmio Nobel da Paz de 2007, Mohan Munasinghe (foto ao lado), presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).
Antes houve uma coletiva, da qual não participei porque estava trabalhando, mas que reproduzo alguns trechos. Depois acompanhei alguma coisa pelo meu computador, em casa mesmo.
Mas vc pode acompanhar mesmo pelo Twitter, se você estiver cadastrado no site, óbvio, aí recebe as informações no celular, se não, só na página do Diálogos mesmo, também no Twiter, onde dá para ver as informaçõs de última hora, mas bem resumidinhas, afinal esta é a característica do bichinho.
A coletiva foi conduzida pelo Otávio Elísio Alves de Brito, que é o coordenador do evento, que acontece no Minascentro, e teve a participação do Munasinghe, do IPCC; do Alexander Likhotal, presidente da Green Cross International; e do diretor da Green Cross, Xavier Guijarro.
O discurso é de que poderá sair da conferência algo para ser replicado no restante do planeta e que existe uma certa má-vontade dos dirigentes mundiais com o desenvolvimento sustentável.
Já dentro de uma visão social, e o cara sabe do que está falando, já que é do Sri Lanka, um dos países mais pobres do mundo, Mohan Munasinghe disse que os problemas estão aumentando porque estão relacionados com a pobreza, alimentação, energia e segurança.
Ou à falta de planejamento deles. E que o problema é que os líderes mundiais não querem saber de mexer nos atuais modelos de gestão. Mohan creditou, ainda, um papel determinante para as empresas, ao lado dos governos naturalmente, no controle e recuperação das atividades que degradam o ambiente.
Energia renovável
Um dado interessante: Alexander Likhotal, da Green Cross, disse que se houver investimentos de US$ 100 bilhões em energias renováveis, serão gerados quatro vezes mais empregos do que nas fontes tradicionais. Bem, só não disseram isso para os governos, inclusive o de Minas, que licenciam diariamente atividades intensamente degradantes, como a mineração.
O Diálogos da Terra se realiza pela primeira vez na América Latina. Já aconteceu na França, Espanha, Estados Unidos e Austrália. Minas foi escolhida para sediar o evento, em 2008, por ser o estado brasileiro que possui grande biodiversidade ambiental e cultural, além de abrigar nascentes de importantes rios brasileiros. Por isso, o encontro recebeu o nome de “Diálogos da Terra no Planeta Água”. As conclusões do encontro farão parte da pauta do 5º Fórum Mundial da Água, que será realizado em Istambul (Turquia), em 2009.

3 comentários:

Unknown disse...

Ola Adriana,
Que ótimo elogio para a SECTES de Minas!
Gostaria de só fazer uma pequena correção, o link para o site do Diálogos da Terra esta errado, com uma duplicação de http://.
E as transmissões ao vivo do Diálogos estão na comunidade Diálogos da Terra - http://www.peabirus.com.br/redes/form/destaques?comunidade_id=1393 - que agora transmite o debate no Sala Topázio.
Abs
Juliana Lima

Unknown disse...

Ola Adriana,
Sou eu de novo... ;)!
Foi postado ontem na comunidade tb uma entrevista feita pelo QIK do prêmio Nobel da Paz de 2007 ,Mohan Munasinghe.
Achei que vc ia gostar de saber:
http://www.peabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=14956
Abs
Juliana Lima

Anônimo disse...

Obrigada, Juliana
Vou corrigir o link.
Continuo a acompanhar pelo site.
Abraço