sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A eleição do magnata contra o riquinho

Depois do debate da Globo entre os cinco candidatos a prefeito de Belo Horizonte, fiquei muito triste.
Belo Horizonte vai perder a melhor oportunidade de ter o Sérgio Miranda como prefeito. Não estou fazendo campanha. Só estou me reportando ao debate e fazendo um juízo de valor, diante do desempenho de cada um naquela sabatina global, chamada de debate.
Foi um show do Sérgio: de lucidez, preparo, segurança, conhecimento de causa.
Comecei a assistir a sabatina torcendo para o Márcio Lacerda se sair muito bem e desmentir tudo que os demais passaram a campanha inteira dizendo: que ele é produto da cabeça louca de Pimentel e Aécio, num dia de porre.
Pior: ele não é nem produto do porre. A minha impressão é de que ele é uma emenda frankenstein, aquela coisa colocada no texto às pressas, sem nada a ver com nada, para cumprir um objetivo muito específico, normalmente muito espúrio.
Não teve jeito: o homem é ruim demais: não tem dados, não tem segurança para falar, aliás, não fala nada.
O pior: ele nem se apoderou (no sentido sociológico, de empoderamento) da própria candidatura. Só se referia a si mesmo, como "ele", o "Márcio Lacerda", porque foi assim que Pimentel e Aécio levaram sua propaganda eleitoral o tempo todo. Ele mal mal falou em seu horário gratuito. E imagino que para falar aquela mínima participação deve ter sido preciso gravar e gravar e gravar, quase ad infinitun.
O pior de tudo, o mais triste, é que a eleição de Belo Horizonte está numa sinuca de bico: ou dá Márcio Lacerda no primeiro turno ou vai para o segundo com Lacerda e Leonardo Quintão.
Ou seja: o magnata x o riquinho.
Sim, porque se formos falar de personagens criados, longe do "Jeca Tatu" inventado para Quintão, ele é mais o Riquinho, aquele menino do quadrinho norte-americano, bonitinho, engomadinho, lourinho, cheeeiiinho de dinheiro e de brinquedos caros, que quer brincar com os meninos pobres. Coitadinho!
E fica falando "oceis", "me ajude", "pelamordedeus" "cê vai".
E diz que quer cuidar de gente. Vai ser médico então!
Pena que a legislação eleitoral e seu sargentão, o TSE, transformem a democracia, a cada eleição que passa, nesta coisa amorfa, sem sal, esdrúxula, onde um produto bem embalado fica no ar por 15 minutos. E outros autênticos, artesanais, não tenham nem lugar na prateleira da tv.
E o povo não pode comparar, porque é um massacre. E é o tempo de tv que tem definido mesmo as eleições.
Pena que as idéias sejam só "uma lembrança antiga na parede". Porque o candidato hoje, pelo menos na eleição de Belo Horizonte, não passa de um sabão em pó, ou um xampu.
Se não fosse o Sérgio Miranda, que fosse a Jô, guerreira sim, mas sem foco. Ou o Gustavo Valadares, que não inventou o que não é. Foi o tempo todo ele mesmo: o candidato do DEM, com a ideologia privativista do partido, mas com clareza de idéias, com programas e projetos coerentes e viáveis.
Belo Horizonte merece um produto melhor!

8 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, minha cara Adriana. Estão fazendo com que em BH haja uma nomeação no lugar de uma eleição. E o povo engole assim mesmo, sem sal, sem tempero, sem pensar, sem questionar. É angustiante...
Abraço,
Nilson

Anônimo disse...

E o pior, Nilson, é que a iniciativa vem de um cara, o Pimentel, que a gente achava que era lúcido, comprometido mais com o interesse público e menos com o privado.
Obrigada pela participação,
Adriana

Anônimo disse...

Adriana, nem preciso comentar você já disse tudo, estou mais perdida que cego em tiroteio,beijos
Denise

Anônimo disse...

Adriana, eu também estou muito decepcionado com essas eleições em BH. O Sérgio Miranda falou uma coisa muito interessante no dabate: como é que o Lacerda vai ser capaz de encarar a população da cidade se a sua candidatura é baseada numa ilegalidade? Eu detestaria anular meu voto no segundo turno (caso ele aconteça), mas não estou vendo como não fazê-lo, diante do magnata ilegal e do riquinho dissimulado.

Francisco Castro disse...

Olá, eu gostei muito do seu blog. Ele é muito bom.

Parabéns!

Um abraço

Anônimo disse...

Realmente Adriana, a cada eleição fica mais difícil votar. Cada figura que socorro!!!! Mas enfim, do jeito que a coisa vai, daqui a pouco voltaremos aos tempos da monarquia...engraçado, acho que já votei sobre isso a um tempo atrás! Viva Dom Pedro!!! Boa "votação" no domingo.
Adorei seu blog. Beijos,
Juliana

Ricardo Soares disse...

esse mário lacerda além de zero a esquerda é caixa do deputado megalô Ciro Gomes... que tristeza pra BH... Ciro Megalô e Aécio juntos... ninguem merece

Anônimo disse...

Ei Adriana,

Muito bom.

Eu sou votante em Contagem, que também é digna de uma postagem como essa! Contudo, praticamente vivo em BH e estou acompanhando de perto estas eleições. BH teve por 16 anos em mãos capazes de realizar mudanças e desta vez a cidade pode até manter a sua "antiga" equipe , contudo não vai ter líder! Essa será a grande diferença em minha opinião. Sem liderança o Caos se instalará e a tão sonhada evolução e transformação será adiada. Século XXI com Política Sec XIX!

Viva o povo também , que vai engolir mais uma vez calado!!!

Abs