Uma coisa que me chamou a atençao: os casais nao se separam legalmente, segundo minha "mamae", que se chama Isabel. Ela me disse que é mais vantajoso continuarem casados, mesmo que com outros parceiros, porque quando um dos pares do casal original morre, o outro fica com a pensao. Seja o homem ou a mulher. Desta forma, ela é separada de seu primeiro marido, mas nao se divorciou. Vive com outro companheiro há cinco anos, que também nao se separou de sua primeira esposa. E esta vive com um outro que também nao se separou da primeira mulher. Muito práticos os chilenos. E espertos. E a pensao passa para o outro, mesmo que você trabalhe e tenha seus próprios rendimentos.
Sobre o ensino, as filhas (mis "hermanas", Beatriz e María de los Ângeles), me deram uma aula sobre o sistema de ensino no Chile. Nao há ensino gratuito universitário. Até mesmo a Universidade de Chile, que é pública, é paga. Isto depois de Pinochet, porque antes havia a gratuidade. Porém, há o sistema de bolsas de ensino, bastante difundido.
E também me explicaram sobre a orientaçao política de cada universidade: as de direita, ou de orientaçao tradicionalista, sao identificadas como "opus dei". A Católica é "opus dei", a Los Andes é inteiramente "opus dei".
Também o sistema de saúde é todo privado. Há o "Inss" deles, o Funasa (Fondo Nacional de Salud) que tem os mesmos problemas que o similar brasileiro. O resto é privado e muito caro, segundo mis hermanas. E o atendimento privado se faz por meio de seguros de saúde que se contratam à iniciativa privada. Isabel vende este tipo de seguro de uma das maiores empresas, a Clínica Santa María. A maior se chama Clínica Alemana.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Adriana, o "jeitinho" chileno, ao que parece, está desbancando o brasileiro com essa história das pensões, não? Beijos.
querida mama,
esa estoria de las parejas chilenas no te recuerdas nada? puedo decir.....la madre de lenora e su papa???? Cuadno vá a volver|????
Besitos
Lea su e-mail si!
Besitos da orca....nicole
oi adriana,
continue contando suas histórias ai do chile. estão ótimas! bjs
Oi Adriana,parece que estou no Chile. Estou adorando. Grande beijo e um 2008 bacana e cheio de muita luz. Essa luz que ilumina você todos os dias.
Margarida Magalhães.
Postar um comentário