terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Infernal Santiago



Viña del Mar e a casa de Neruda, La Sebastiana, em Valparaíso
Infernal no bom sentido, só de calor, claro. O dia já amanhece com 25 graus. À tarde faz 34, 35 graus. E só anoitece às 9 horas da noite. A cidade tem um clima muito seco, apesar das centenas e centenas de praça, todas com fontes de água.
Obrigada a todos que estao acompanhando minhas impressoes e desculpem pela falta de acentos e outros errinhos. É que tenho postado sempre correndo, antes das aulas. E o teclado nao tem til. Quando chegar ao Brasil reviso tudo.
Bem acabei nao indo a Pucon. Me esqueceram no terminal de ônibus que é uma loucura só.
Fiquei p da vida e quase volto ao Brasil. A escola é muito bagunçada, como já disse.
Mudaram o ponto de encontro na última hora e como eu já nao estava mais lá, fui para o ponto original. Mas no sábado levantei cedo e fui para Välparaíso. Foi um passeio maravilhoso. Valparaíso é patrimônio mundial e as ladeiras sao muito mais inclinadas que as de Ouro Preto. Tem um clima (nao no sentido físico), maravilhoso. Há pessoas do mundo todo. Visitei a casa de Pablo Neruda, La Sebastiana. Uma casa muito doida, maravilhosa, com uma arquitetura estranha, mas interessante. Casa museu. E uma vista sobre o Pacífico indescritível. Aí pensei: "também com uma vista dessas, diariamente se abrindo de seu quarto, de sua sala, até eu escreveria "100 poemas de amor". (ai, ai, que sonho bom!)
Fui também a Viña del Mar, um balneário lindo, parecido com Mônaco. E a Reiñaca, onde almocei e paguei os olhos da cara por um peixe grelhado e uma saladinha.
Continuo minhas impressoes sobre Santiago. Minha "mamae" chilena conversa muito. Estou aprendendo mais com ela do que na escola. Ela me conta coisas do dia a dia e me ensina expressoes típicas, como "regalón", para pessoas muito folgadas. E pacos, o nome pejorativo dos carabineiros, que no Chile sao muito respeitados. Sao extremamente profissionais e acodem a todos os pedidos da populaçao. Desde incômodos de vizinhos até tentativas de assalto e perseguiçoes.
Bem minha aula está começando. Vou parar agora.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou me divertindo a beça com seu blog, Âdrianááááá!
Bjs e nos mantenha atualizados,
Aline