quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Gostei da campanha das embalagens do Boticário

Princípio de ano, sabe como é, vem sempre aquela vontade louca de mudar tudo. Quando a gente tem dinheiro, aí é o melhor dos mundos: troca geladeira, fogão, tv, e mais alguma coisa. Mas como quase sempre não sobra este dinheiro, vamos fazendo outras mudanças menos visíveis.
Uma delas é a famosa limpeza de armários e gavetas. Pois foi o que fiz no final da semana passada.
Ao lado da milionésima promessa de mudar tudo na minha vida no ano que começa, como ir mais ao cinema, trabalhar menos, ler mais livros, beber menos cerveja, fazer um regime, me prometi arrumar as bagunças.
Mãos à obra, começo pelos armários, tirando tudo que não uso mais. Separo roupas e sapatos que irei doar: morro de vergonha ao constatar que enchi quatro grandes sacolas.
"Meu Deus, estou comprando demais", vou pensando, e já acrescento novo item na lista de promessas para o próximo ano: comprar menos.
Das gavetas e armários de roupas passo para as estantes e gavetas de papéis. Tiro outra montanha, inclusive embalagens diversas, papéis de presente, sacolas e aí me lembro de ter lido um anúncio do Boticário sobre uma campanha de devolução das embalagens de seus produtos.
Tinha dois vidros de perfumes sem os próprios, que acredito que só eu ainda uso, o Taty e o Acqua Fresca, caixas e um montão de sacolas. Havia também uma embalagem vazia do meu hidratante de corpo preferido da marca, o "honey & milk", que apesar de ter ficado muito aguado de uns tempos para cá, ainda é tudo de bom.
Junto tudo em uma sacola do próprio Boticário, imaginando por que estava guardando aquela tralha toda e levo na loja. Coloquei tudo na urna que fica na entrada, feliz da vida, cheia de cidadania, por contribuir com a preservação do planeta.
Mas como sempre questiono alguma coisa, já fui logo pensando: "será que teria feito isso, se não houvesse um Boticário pertinho, pertinho da minha casa"?
É, não saberei a resposta, mas gosto de pensar que sim, afinal tem Boticário pra tudo quanto é lado, inclusive um em frente do meu trabalho.
E afinal tenho gostado muito de participar de campanhas sociais, ecológicas e tenho eu mesma criado algumas.
Depois que comecei a criticar muitas coisas, aqui, publicamente, vi que além da crítica, é preciso ter atitudes "pró-ativas", como se diz por aí.
Creio que este é o espírito da campanha do Boticário: é preciso contribuir para a preservação do planeta, mas sem barbarizar o desenvolvimento, que deve existir sempre, só que de forma sustentável.

8 comentários:

Anônimo disse...

Eidriêina, gostei da sua postura pró-ativa! Muito bem! Só fiquei imaginando você atolada em meio às embalagens vazias, tentando arrumar a zorra! E ainda fala que quer beber menos cerveja como resolução de ano novo? falah séryoh!

Anônimo disse...

Gostei do texto e da campanha. Mas como um franqueado da L´acqua di Fiori, já pedi para a minha franquia que criasse refil para alguns produtos, exemplo, sabonete liquido...Bem o importante é não só se sentir cidadão e agir como tal. Parabéns menina!
A.Trotta

Anônimo disse...

mamis...mamis, essa listazinha (no seu caso um listão) de mudanças de Ano Novo apesar de antiga tem surtido resultado ao longo dos anos. Talvez vc não perceba, mas eu sim já notei várias "metas" cumpridas. Com relação a lista desse ano acho que devemos mesmo é priorizar o quesito compras (aquelas 10 peças BÁSICAS por mês...rsrsrs). No mais acho que enquanto existirem pessoas (sejam elas físicas ou jurídicas)para nos dar aquele empurrãozinho para a consciência ativa ecológica, cada vez mais aumentarão os adeptos e numa utopia futura quem esses deixarão de ser meros participantes e começaram a se implicar verdadeiramente com essa causa?
Nai - su hija

Anônimo disse...

Adrianááá!
Vamos lançar a campanha "Eu uso Taty e Acqua Fresca"?
Bj,
Aline

flavia disse...

é isso aí adriana! parabéns por colaborar com o planeta! bjs

Anônimo disse...

Adriana, valeu a dica! Vou falar com a Luciana, que também tem o olho maior que o bolso e compra sem parar. Realmente uma "ação pró-ativa". É por isso que eu digo: "democracia dá trabalho, mas vale a pena".
Abs.
Thiago

APPedrosa disse...

Não sabia dessa campanha do Boticário. Muito legal.
Eu já tirei o item "diminuir bagunças" da minha lista de promessas. Desisti de mim nesse aspecto.

Anônimo disse...

Good dispatch and this post helped me alot in my college assignement. Gratefulness you on your information.