quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Chile para estudantes

Meus "papás" chilenos, Isabel e Tchito e minha turma da escola. O de barba é o professor Bóris



Estou no Chile. Vim fazer um curso de espanhol e conhecer os pontos turísticos sem o "turismao" de agências. Está um calor infernal e nao encontro o til no teclado do computador da Escuela Bellavista.
Na chegada a Santiago, me encantaram os montes um pouco cobertos, nao muito, de gelo, devido ao verao intenso. A temperatura na cidade nao fica menos de 30 graus. O aviao sobrevoa os montes lentamente e é uma visao inesquecível.
Em minha primeira andança a pé pela cidade, fui ao parque Balmaceda e vi muitos jovens chilenos por ali, deitados à sombra, namorando. À noite vi, num noticiário, alguns velhos reclamando de cenas mais "calientes". Me admirei ao ver a tranquilidade com que se fica nos parques, sem se ser molestado por ladroes ou pedintes. Mas estes existem. Os primeiros em metrôs, mas só os chamados "maos leves", nada de assaltos a mao armada. E os segundos, geralmente crianças, em sinais de trânsito, em bairros mais ricos, como Providência.
Os chilenos sáo muito amáveis e amistosos. Estao sempre lhe dando beijinhos na face e sempre sorrindo.
O custo de vida é bem alto, mas como o real está mais valorizado que o peso chileno, dá para fazer algumas coisas.
Estou hospedada com um família chilena, num intercâmbio organizado pela Escola Belavista. É interessante este sistema, porque podemos conhecer os hábitos do povo chileno. E também para saber a que submetemos nossos filhos quando sao adolescentes e os mandamos para os intercâmbios nos Estados Unidos, Europa, Nova Zelândia e outros. Náo é fácil a adaptaçao.
Estamos acostumados a casas com três banheiros e aqui temos um só para toda a família.
Mas ninguém morre por isso.
E tirando alguns contratempos, como uma torcida no pé durante uma andança por Santiago, que me deixou um enorme inchaço e um roxo no tornozelo, a experiência está sendo boa.
Volto mais tarde, que minha aula irá recomeçar.

2 comentários:

APPedrosa disse...

Ei Adriana, que bom que você está se dedicando ao espanhol. Eu fico aqui, lutando com uns livrinhos e filmes para não esquecer tudo que aprendi. Aprovfeite bem a viagem.
beijo,
Ana Paula

Anônimo disse...

Adriana, realmente, a visão da Cordilheira dos Andes do alto do avião é de tirar o fôlego... Preste atenção na volta da viagem.
Falando nisto, quando vc volta?
Abraço,
Aline