quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

35 graus de madrugada

Esta noite nao dormi. Nao é possivel dormir com um calor de 35 graus à meia noite. Fiquei olhando o teto do quarto pequeno, pintado de azul escuro, sufocante. Um ventilador de pé, daqueles bem antigos, espalhava o ar fervente pelo pequeno ambiente. Molhei uma toalha com água e enrolei nos pés, que estao sofrendo, devido às andanças durante o dia. O chao é de carpete. Tudo é prático, para nao dar trabalho para a dona, que fica fora de casa o dia todo. Diferenças culturais, claro.
O sistema de transporte de Santiago é muito bom. Nao há engarrafamentos. O metrô cobre praticamente toda a cidade e há conexoes com ônibus, daqueles grandes, com sanfona, como os de Curitiba.
Segundo Isabel (la mamá), a mudança no sistema foi feita em janeiro de 2007 e num primeiro momento foi um caos. Os santiaguinos estavam acostumados com o transito caótico de milhares de microônibus, até que a Transantiago resolveu mudar tudo. Aqui como no Brasil temos nossas BHTrans. Nao conheci como era antes, mas agora é muito bom. Os motoristas de carro sao extremamente gentis e param sempre para o pedestre. Basta que se aponte numa esquina e o motorista já está parando o carro para você passar. Em algumas ruas pequenas nem precisa sinal de trânsito. O pedestre tem mesmo a preferência.
Outras observaçoes: o povo daqui fuma muito e bebe pouco. Na escola estao espantados com o tanto que nós brasileiros bebemos. Ontem fizemos um pisco sour de manha, na aula (mas foi a professora quem fez). E bebemos tudo. Já pensou uma caipirinha, ou duas ou três logo depois de 10 horas?
Diferenças culturais, claro.

4 comentários:

flavia disse...

engraçado adriana, eu ñ achei o trânsito daí tão bom assim. eu peguei vários engarrafamentos aí em agosto... bjs

Anônimo disse...

Adriana,
Não sabia que aí fazia tanto calor não, mesmo no verão... Fui em agosto e estava gelado!
Uma peninha...Espero que o clima amenize um pouco para vc aproveitar mais. (mais???!!!)
Bjs,
Aline

ADRIANA disse...

Vc tem razao Flávia. Ontem mesmo vi um tremendo engarrafamento na av. Providência. É que tenho andado tanto de metrô, que nao vejo as dificuldades. Porém, acho que no geral, os engarrafamentos na sao uma constante. E em agosto passado, o novo sistema ainda estava muito recente e como disse Isabel, minha mamá, no primeiro momento, a cidade ficou um caos.
bjs para vcs aí.

Anônimo disse...

Putz! Diz que aí é tão frio... Não imaginava um verão assim por essas bandas...
Abraço
Thiago