terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Las parejas chilenas

Uma coisa que me chamou a atençao: os casais nao se separam legalmente, segundo minha "mamae", que se chama Isabel. Ela me disse que é mais vantajoso continuarem casados, mesmo que com outros parceiros, porque quando um dos pares do casal original morre, o outro fica com a pensao. Seja o homem ou a mulher. Desta forma, ela é separada de seu primeiro marido, mas nao se divorciou. Vive com outro companheiro há cinco anos, que também nao se separou de sua primeira esposa. E esta vive com um outro que também nao se separou da primeira mulher. Muito práticos os chilenos. E espertos. E a pensao passa para o outro, mesmo que você trabalhe e tenha seus próprios rendimentos.
Sobre o ensino, as filhas (mis "hermanas", Beatriz e María de los Ângeles), me deram uma aula sobre o sistema de ensino no Chile. Nao há ensino gratuito universitário. Até mesmo a Universidade de Chile, que é pública, é paga. Isto depois de Pinochet, porque antes havia a gratuidade. Porém, há o sistema de bolsas de ensino, bastante difundido.
E também me explicaram sobre a orientaçao política de cada universidade: as de direita, ou de orientaçao tradicionalista, sao identificadas como "opus dei". A Católica é "opus dei", a Los Andes é inteiramente "opus dei".
Também o sistema de saúde é todo privado. Há o "Inss" deles, o Funasa (Fondo Nacional de Salud) que tem os mesmos problemas que o similar brasileiro. O resto é privado e muito caro, segundo mis hermanas. E o atendimento privado se faz por meio de seguros de saúde que se contratam à iniciativa privada. Isabel vende este tipo de seguro de uma das maiores empresas, a Clínica Santa María. A maior se chama Clínica Alemana.

4 comentários:

Anônimo disse...

Adriana, o "jeitinho" chileno, ao que parece, está desbancando o brasileiro com essa história das pensões, não? Beijos.

Anônimo disse...

querida mama,

esa estoria de las parejas chilenas no te recuerdas nada? puedo decir.....la madre de lenora e su papa???? Cuadno vá a volver|????
Besitos
Lea su e-mail si!
Besitos da orca....nicole

flavia disse...

oi adriana,
continue contando suas histórias ai do chile. estão ótimas! bjs

Anônimo disse...

Oi Adriana,parece que estou no Chile. Estou adorando. Grande beijo e um 2008 bacana e cheio de muita luz. Essa luz que ilumina você todos os dias.


Margarida Magalhães.