segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Acetona, éter, curativos e a cocaína

(Leia o poema do Mauro Lúcio, "Por que as mães choram", na coluna lateral)

Enquanto faço um "peeling", luxo que me concedo para aproveitar uns finais de férias, vou ouvindo a médica reclamar da política de saúde, não sei se do Estado ou do governo federal.
Espalhando um ácido glicólico sobre meu rosto, para dar uma "melhorada" na textura, comenta como minha pele está oleosa e o assunto puxa sua queixa. Não tem mais éter para ser comprado e acetona é uma dificuldade.
E isso atrapalha "pra burro" o trabalho de quem mexe com medicina estética. Fico muda, sem qualquer comentário, não de espanto, mas porque já estava assim, imobilizada pelo tratamento em meu rosto.
Mas ela esclarece em seguida. É que o éter e a acetona são utilizados para remover a oleosidade da pele antes de se fazer curativos, principalmente os originados de intervenções estéticas. Como a cirurgia plástica de nariz.
O nariz é uma região onde a pele é muito oleosa, vai explicando a médica, que não é dermatologista, mas cirurgiã plástica, com especialização em medicina estética, e sem o éter e a acetona, o curativo não gruda. "O curativo precisa ficar pelo menos três dias, mas no primeiro já está arrancando".
Ah, bom!
Mas onde foram parar o éter e a acetona?, pergunto só mentalmente, já que ela vai explicando tudo. "O governo proibiu, para combater o refino de cocaína".
Não sei se levo a sério a decisão do governo.
Tudo bem, é uma tentativa. Mas cortar produtos essenciais de ambulatórios e clínicas me parece meio inócuo. As clínicas (creio que não os hospitais) têm dificuldade de comprar, mas o fabricante de cocaína com certeza não está encontrando o menor problema, basta ver o estouro vez por outra dos "laboratórios" do pozinho. A turma do refino vai na fonte ou no Paraguai, ou na indústria clandestina. Afinal se o refino é clandestino, com certeza seus insumos também o são, né não?

2 comentários:

Anônimo disse...

Peeling, Adriana? Estou completamente desatualizada com seu blog...

Amigas sempre eim primeirissimo lugar... disse...

Mas eu queria saber ,porque quando o acetona entra em contato com a pele causa uma sensação fria ?