terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Uma praça do mercado

O mercado em Belo Horizonte já era uma visita obrigatória não só para turistas, mas para os da casa também.
O mercado com seus cheiros, sons, cores e as comidinhas, naturalmente, como as dos botecos onde a turma se espreme nos sábados para tomar uma cerveja geladíssima e comer um filé acebolado com jiló frito, combinação deliciosamente improvável. Vou ao mercado pelo menos uma vez por semana. Adoro as expedições no andar de cima.
Mas depois da reforma que a prefeitura fez no entorno do mercado, agora é impensável não bater pernas por ali, tanto dentro como fora.
O quarteirão da Augusto de Lima ficou maravilhoso, com uma calçada estilo boulevard e uma iluminação moderníssima.
Juntando tudo, a Praça Raul Soares e o entorno do mercado (avenida Augusto de Lima, ruas Goitacases e Curitiba), a região está digna de um prêmio de revitalização arquitetônica. Isto é que é melhorar a qualidade de vida de quem mora por ali.
Lojas do Paulo
Mas além do mercado, a expedição naquele ponto guarda outras curiosidades.
Alguém conhece a Loja do Paulo? Quase um quarteirão de... de... de tudo! Aquilo sim é o paraíso!
E não é para gastanças inúteis não.
É para encontrar tudo que se quer, de casa, utilidades, presentes, reformas, num lugar só.
É uma viagem em três andares.
Fui comprar uma "feiticeira" (uma escovinha que limpa migalhas), que não encontrava em lugar nenhum e saí carregada com veda-portas, duchinhas de banheiro, uma panela de alumínio grandona, uns ganchos para guarda-roupa, buchas de parafusos e os próprios, ufa!
Acho que resolvi um tanto de probleminhas que a gente vai deixando acumular em casa.
Passear na região do mercado eu recomendo.
É um passeio que se faz em todas as cidades que visitamos, incluindo aquelas de outros países, apesar de geralmente serem locais degradados ambientalmente em quase todas elas, por muito lixo e abandono.
Em Belo Horizonte, visitar o mercado agora é limpo, agradável aos olhos e muito chique!

4 comentários:

Anônimo disse...

E ela continua comprando, comprando, comprando... Criatura, vê se arruma todas as gavetas, sai mais barato

Anônimo disse...

Essa de gaveta já era! Já passei pela pintura das paredes (meu quarto e o da Naiara).
E agora à noite recoloquei quadros, mudando-os de lugar, com direito a furos na parede com furadeira elétrica e os pregos e buchas da Loja do Paulo!!!
Acho que estou descompensada, pensndo que sou o Magayver (aquele que arruma tudo, da postagem de umas semanas atrás)!

Anônimo disse...

Não conheço Belo Horizonte, mas me parece tudo muito lindo. Aliás, acho esse Brasilzão um lugar lindíssimo.

Li o post abaixo, sobre o filme "O estranho caso de Benjamin Button". Tenho lido várias críticas sobre o filme mas ainda não o assisti. Dizem que a atuação do Brad Pitt quando mais envelhecido ficou muito boa.

Abraços!

www.lizziepohlmann.com

nai disse...

Afinal de contas, vc achou a tal "feiticeira" ou não?