terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Búzios precisa de cuidados

Praia de José Gonçalves
Como no ano anterior, fizemos uma expedição familiar para passar o reveillon na praia. Fomos para Búzios onde ficamos dez dias. E ao contrário de todas as expectativas, só pegamos tempo bom.
Não solão, mas uns bons dias levemente nublados, mormaço e também sol depois do meio dia.
Búzios ainda tem aquele clima especial. Uma cidade tipo Riviera francesa, com gente bonita, um local de "footing", encantador, a Rua das Pedras. Ainda há referências históricas de mais de 20 anos, como o Chez Michou com seus crepes maravilhosos e a sorveteria Itália.
Mas a impressão que dá é que a cidade não está preparada para os picos de temporada, como o reveillon. Foi uma inundação de carros e gentes. Consequência: engarrafamentos quilométricos, ruas entupidas de carros.
E o pior: não houve queima oficial de fogos na praia. Apenas uns minguados foguinhos de festas particulares ou de restaurantes, na Tartaruga, Ferradura.
Em Geribá, onde vai mais gente, por ser a praia maior, foi um fiasco. Lá pelos lados do Beach Club houve alguma coisa.
Tudo porque o prefeito perdeu a eleição e resolveu dar o troco na população. Nada de festa para os ingratos.
E o prefeito perdedor Toninho também deixou a cidade meio que sem dono: o recolhimento do lixo nas praias estava precaríssimo.
Nas ruas nem se fala.
Ruas esburacadas e a estrada Búzios/Cabo Frio é só uma lembrança.
O que entra, Mirinho, com certeza vai enfrentar um problemão: postos de saúde fechados, degradação ambiental.
Aliás, neste quesito, Búzios precisa se atualizar. Suas reservas ecológicas estão privatizadas (caso da praia de Ferradurinha). E agora a ameaça de um empreendimento turístico italiano em uma APA. Coisa de louco.
Uma das praias mais agradáveis, por ter um mar calmíssimo e águas menos geladas que as demais, a Tartaruga corre o risco de ficar completamente poluída, tal o número de escunas e táxis aquáticos que despejam gente por lá, queimando óleo diesel em suas águas ainda claras.
Outro problema que incomoda os turistas é a falta de uma infra-estrutura nas praias. Não há barracas com banheiros e nem sequer um chuveiro de água doce, como até praias mais simples oferecem.
Talvez seja querer muito, mas a gente se acostuma ao conforto das praias da Bahia e aí acha que todas devem ter, ainda mais que Búzios é um dos locais mais antigos de turismo. Está faltando é organização, regras para os carros, para os próprios turistas.
É um pedaço de Brasil muito bonito, muito agradável, que merecia um tratamento melhor dos administradores e uma consciência preservacionista melhor da população local.

Anônimo disse...

Que bom que seu final de ano foi em Búzio, ainda chego lá....pois o meu foi em São Bernardo mesmo, lá pelas 22;30 hs. ja estava eu e meu companheiro fazendo umas meia noite, abraços feliz 2009 para nós....Denise

Concordo que precisa cuidados, mas discordo com barracas e banheiros nas praias, e não só o único recentemente o patrimônio da União com a policia federal tirou , os quiosques de Tartaruga, por poluição e invasão do patrimônio publico, com banheiros clandestinos sem esgoto, alias nenhuma praia em Búzios tem esgoto o que torna inviável qualquer banheiro, lamentavelmente. O mesmo foi feito em Geribá e proximamente em João Fernandes. A forma seria estender o esgoto em terrenos perto das praias e fazer praças de alimentação adequadas com banheiros
Discordo que barcos gerem a poluição, os que geram são os turistas e moradores que no recolhem seu lixo nas praias, nos levamos nos recolhemos, a prefeitura limpa toda manha, mas a marea sobe dos vezes ao dia, o lixo que você e nos vemos na agua e nas praias, geralmente no vem dos barcos e sim o que deixamos ontem, em João Fernandes hoje em Tartaruga e assim por diante.
Lamentavelmente, os políticos locais no estão acorde com o lugar que administram, logicamente os eleitores tampouco. Abraços.

Anônimo disse...

Olá Cláudio.
Dei uma passadinha no Buziosblog para te conhecer.
Gostei de ver uma opinião diversa da minha, principalmente de alguém que mora no local. Realmente nossa impressão é superficial, devido ao pequeno tempo que ficamos em cada local.
Mas em relação a banheiros e sombrinhas. Como ficar 5, 7 ou 10 horas na praia sem um banheiro? E ir carregando sombrinha, ou aquela tralha toda, cá para nós, é impossível. Talvez por isso, em Búzios, as pessoas entupam as ruas de carro, ali nas redondezas, para poder levar a infra-estrutura toda.
Não sei como seria a implantação dos banheiros, mas algum investimento público para solucionar este problema tem de ser feito urgentemente, como vc disse.
Qto à poluição de Tartaruga. Não me referi ao lixo. Me referi ao óleo diesel dos motores, que a gente sabe que queima e vai para a água. A frequência de barcos é mto grande e por ser uma baía, não há como a água ter uma mobilidade maior. O óleo vai ficar por ali mesmo, nas pedras, corais.
Acho que a diminuição da frequência seria uma boa idéia ou despejar os turistas mais longe, em botes.
Búzios vai acabar perdendo o turismo se não se modernizar ecologicamente e em oferecimento de conforto para os turistas.
Acho que a cidade ( prefeito, empresariado, população) precisa de uma visão mais empreendedora, mas baseada na sustentabilidade. As praias baianas são assim. A população tem uma consciência ecológica fantástica, tb os operadores de turismo. E os turistas têm todo o conforto e são lembrados a todo momento da necessidade de preservar e manter tudo ali mto limpo.
Obrigada pela visita e pela participação.
Volte sempre e querendo usar nosso espaço para comentários, divulgação, etc, sinta-se à vontade. Será um prazer para os que me acompanham.