segunda-feira, 26 de maio de 2008

Só as avós são felizes

Não são as mães, como dizia Cazuza, que são felizes. São as avós.
Enquanto aquelas têm de se preocupar com tudo: o bebê dormiu? Comeu? Fez xixi? Fez cocô? O cocô estava verde ou marrom? Gostou do mamão? Comeu a batatinha? Cuspiu o espinafre? Vomitou a vitamina de couve com alfafa? Chorou com a vitamina de beterraba e ovo cru?, a avó só fica sabendo de alguns detalhes por telefone.
A avó vai lá visitar o bebê, olha a coisinha, ri, brinca, põe ele no chiqueirinho, no máximo dá uma papinha, ou uma mamadeira e acha graça quando ele cospe o mamão na roupa novinha.
Mas depois vai embora. Se o bebê teve febre. Se teve de ir ao hospital. Se teve cólica, vai saber só no dia seguinte, por telefone, depois de ter dormido uma boa noite de sono e ter tomado aquele café da manhã.
E por que estou falando isso, se nem sou avó?
Bem tive um domingo de avó. Fui passar o dia com minha sobrinha-neta Giovana. Aliás não sei quem inventou este raio de parentesco. Para mim é sobrinha, se é filha da sobrinha.
Brincamos muito, ri, fiz o bebê de oito meses dar risada até soluçar, cantei, deixei-a rolar na cama na tentativa de pegar brinquedinhos, engatinhando, o que ela não faz ainda.
A menina me deu uma canseira danada e depois de, inutilmente, tentar fazê-la dormir, entreguei para a mãe e fui dormir no quarto ao lado.
A pestinha acabou dormindo com a mãe, mas um soninho de meia hora e armou logo o berreiro para voltar à atividade.
Será que a menina vai andar logo? Será que ela fala antes de um ano? Será que é hiperativa? Será que vai dormir bem esta noite?
Bem essas são preocupações da mãe.
Eu sou só a tia-avó.

7 comentários:

Anônimo disse...

Ainda bem que existem os netos e os sobrinhos-netos. Do contrário, como poderíamos rememorar nossa capacidade (e alegria) de brincar, de rir, de fazer rir e de pegar no colo aquela coisinha tão linda que, também, um dia vai embora e deixar um oco na vida e no coração?

Anônimo disse...

Que pena que nem todas as avós e tias cumprem esse papel de deitar e dormir um sono tranquilo enquanto a mãe se preocupa. Algumas vezes são as avós e tias que estão ao lado da criança passando adiante as notícias à mãe....
Camila
bjs

Anônimo disse...

Nossa!!!
Pior é que é mesmo!!!

Anônimo disse...

Adriana,
gostei muito do seu comentário sobre esse papel de avo, agora tia-avó é muito pra minha cabeça.

Anônimo disse...

E para a minha, então, Mauro. Já pensou?

Anônimo disse...

Adriana,
Acho que minha mãe (que é avó) é uma privilegiada, já que minha cunhada deixa meu sobrinho duas vezes por semana na casa dela (minha mãe).
É cansativo, mas mãe gosta muito de ser uma avó participativa. E eu acho que quem só tem a lucrar é meu sobrinho: paparicado e olhado por duas avós, além das tias corujas.
Você vai ver quando a Nayara te der um netinho. Tenho certeza que você não conseguirá dormir no quarto ao lado (rs)...
Aline

Anônimo disse...

Vai bobona (Adriana)... quero ver você agora se imaginando avó mas com o neto da sua filha. kkkkk
Se tia avó tá dose imagina avó de verdade.
bjs Camila