sábado, 26 de julho de 2008

As portuguesas III

Meu avô trabalhou colocando trilhos da linha de ferro que ligava o Rio a Minas. Inúmeras cidades do centro-oeste mineiro ganharam um ramal da Central do Brasil na época em que o transporte de passageiros e mercadorias seguia sobre trilhos.
Minha tia disse que ficou triste, quando esteve recentemente em Belo Vale, e viu lá, o muro que seu pai havia construído "com as próprias mãos", todo abandonado. É o patrimônio perdido, lindas e pequenas estações da Central, que se acabam em meio ao mato e ruínas.
E como convinha a um bom português, meu avô montou sua padaria em Jeceaba, e dividia seu tempo entre a Central e as quitandas. Seus filhos mais velhos e a esposa também cuidavam da padaria.
E meu pai, seguindo outro gene herdado do seu pai, foi embora, não para tão longe, mas para uma cidadezinha ali perto, Passa Tempo. E lá fincou raízes: casou, teve filhos, teve sua padaria e minha história começou.
Na sexta-feira passo no consulado às 7h45. E já encontro uma fila enorme. Os primeiros da fila me dizem que estão lá desde as 3 horas da madrugada.
Vou embora. Volto outro dia, mas meu direito de neta portuguesa ninguém tira.
Pego na internet a lei de nacionalidade portuguesa, de 2006, e estudo de cabo a rabo e não encontro nada que fala que perde o direito quem já não tem mais o pai vivo.
Quero ir a Portugal porque tenho certeza de que meu pai iria gostar de saber que estive na terrinha, como ele dizia sempre que se referia a Portugal, imitando o sotoque do pai dele, cheio de esses e de sílabas sincopadas.

3 comentários:

Anônimo disse...

UAI, você esteve lá? Quando foi isso?
Elvira

Anônimo disse...

Então ele deve estar orgulhoso de mim também, pois conheci a terrinha do pai dele que, aliás, é danada de bonita!!!

Anônimo disse...

Não sô, ainda não estive. Disse que meu pai iria gostar de saber que estive lá, quando eu for e ele ficasse sabendo.
E vc não esteve na terrinha do vovô ("papai do céu" como ele era chamado pelos netos), porque foi em Lisboa e ali por perto, mas lá no Norte mesmo, onde fica Aveiro vc não esteve. Vamos no ano que vem?