quarta-feira, 11 de junho de 2008

Quem pune a Vivo/Telemig?

Sou cliente da Telemig há mais de 13 anos. Agora Vivo, aliás.
Hoje quase tive um ataque cardíaco por causa de um atendimento ridículo. Liguei para reclamar que havia recebido a conta de junho, quando deveria estar isenta este mês, por causa de um plano de fidelização que me foi oferecido em dezembro, em que minha conta seria isenta mês sim, mês não.
Começo a explicar isso para a atendente Naiara, depois de três tentativas de conseguir a ligação e falar com alguém vivo (sem trocadilhos). E as ligações só gerando cobrança.
Aí ela me fala que perdi o direito à isenção porque paguei a conta de maio com atraso. Vou explicar para ela que só paguei com atraso porque não recebi a conta. Não me preocupei, como não me preocupo com outras contas, porque nunca deixo de receber as faturas. E não me preocupo porque desde que o serviço foi inventado tinha todas as contas no débito automático.
Pelo menos até fevereiro, quando o governo mineiro mudou o pagamento dos servidores públicos para o Banco do Brasil, me obrigando a tirar todas as contas do débito automático. E como lidar com o Banco do Brasil é um pesadelo, deixei tudo para ir pagar lá nos caixas eletrônicos, porque sou meio masoquista.
Estava só aguardando a oportunidade para retornar ao banco antigo (6 meses), para voltar com o débito automático.
Com uns dias de atraso, recebi duas mensagens comunicando o fato e "mandando eu pagar, para meu telefone não ser desligado", olha que mimo.
Pensei que era o mês da isenção. Mas ainda assim liguei e reclamei que não havia recebido a fatura. Registrei, no serviço automático, um pedido de segunda via. Esta não veio. Tornei a ligar alguns dias depois e em vez de ir pro serviço automático, preferi esperar o atendimento pessoal. Registrei o pedido, fui informada que a fatura viria só em cinco dias, mas que eu poderia pagar com o código de barras. Me foi passado o número e eu paguei.
Pois não tive a oportunidade de explicar isso à atendente Naiara porque ela simplesmente falava ao mesmo tempo que eu. Eu pedi para ela me esperar terminar de colocar meu lado da questão e ela só falando em contrato, que era assim, que era só eu ler.
Pedi para falar com um supervisor, alguém, que suponho, tem mais controle emocional para lidar com um cliente irado como eu estava. Ela desligou e eu fiquei feito boba no telefone.
Fico pensando que espécie de política da empresa é esta que pune, veja bem pune, um cliente porque ele se "esqueceu" de pagar a conta, e pagou 12 dias depois, com uma justificativa para mim inteiramente plausível.
Pelas regras, - que a empresa sempre invoca quando lhe convém-, a obrigação de fornecer o instrumento para pagamento, é da Vivo/Telemig, não é meu. E não adianta falar que tem outras formas à minha disposição. A forma pactuada comigo foi pagamento mediante fatura.
Na hora de quebrar regras a empresa tem todas as justificativas, na hora de cobrar a quebra de regras, o cliente que se ferre.
E como se não bastasse, ainda coloca uma besta quadrada para lhe atender. Talvez seja melhor mesmo ser atendido por uma máquina.
E aí, fico mais indignada ainda, porque quero encerrar meu contrato com a empresa, que não me trata com respeito, mas não posso, porque a empresa me ameaça com mil processos.
Em outra época, teria ligado para minha amiga da assessoria de imprensa, pedindo para ela resolver isso.
Mas me cansei desse tipo de expediente, acho que a obrigação da empresa é tratar todo mundo bem, sem que ninguém tenha que recorrer a esse ou aquele amigo.
Hoje recorro esse espaço na internet, onde conto casos de desrespeito como este e onde compartilho com outras pessoas que me respondem, a indignação pelo despreparo das empresas com os direitos de seus clientes.
A relação comercial é uma mão dupla, mas quase sempre, as empresas só vêem o lado delas.
A Vivo/Telemig me pune agora, por eu ser "má pagadora", ter atrasado 12 dias no pagamento de uma conta, em 13 anos e ainda por um motivo alheio à minha vontade.
Como eu faço para punir a Vivo/Telemig que não me enviou a fatura, me causando todo este desgaste?

15 comentários:

Anônimo disse...

Adriana, deixo aqui minha solidariedade com sua história.
Também fui cliente da Telemig Celular e migrei para outra operadora por ter sido tratada com desdém. Nunca recebi nenhum telefonema oferecendo pacote especial, promoção ou coisa do tipo.
E não é que agora, que sou cliente de outra operadora, eles me ligam, oferecendo "promoções tentadoras"?
Para mim, foi uma decepção o serviço da Telemig Celular.
Espero que você consiga resolver seu caso da melhor maneira possível. Eu desisti de ser bem tratada por eles.
Inté,
Aline

ADRIANA disse...

Muda prá Tim. Rsrsrs
Bj
Carol

Anônimo disse...

Num é Aline?
Marketing não vale Carol!!
Bjs pras duas

ADRIANA disse...

Muda para Oi, pra Claro, pra qq uma. É tudo uma bosta só!
Bração,
renato

ADRIANA disse...

Bem, respondi aqui quem me respondeu no e-mail. Me perdoem, Sei que tem gente tímida, hehe,

Anônimo disse...

Bem, mamis, fiz o que pude e te dei um celular da Claro, vc não usa. É nisso que dá, ser conservadora!
Sua filha sabe tudo!
Nai

Unknown disse...

Cara Adriana...
Essas empresas de telefonia são todas iguais!!!
Nenhuma delas tem um atendimento ao cliente que preste!!!
Quando tive problemas com a Oi (Eu esperava uma conta de R$50,00 veio uma de R$500,00 e eles recomendaram que eu pagasse e ficasse com os créditos...) tentei resolver direto com a OI; mas só consegui resolver meu problema mesmo quando fui ao Procon!!! Eles tem uns telefones de acesso direto e acabam resolvendo!!! Pra grande maioria do povo....

flavia disse...

acho q a única solução é voltarmos a época em q ninguém tinha celular, pq as operadoras são todas iguais e tratam os clientes da mesma forma. era tão bom ñ poder ser encontrada por ninguém quando estava na academia, no bar, no cinema, no shopping....

Anônimo disse...

Acho que quem te atendeu foi a sua "mãe", pra você passar a usar o celular que ela te deu, hein!! heheheheh

Brincadeira.. Hoje vi no jornal que "eles" (alguém do poder, anatel, sei lá) resolveram ter regras mais rígidas pra esse teleatendimento. Tipo: falar direto com o atendente ser a opção número 1; só poder esperar 1 minuto para ser atendido; só ter que informar os dados pessoais 1 vez; enfim, contos da carochinha. Só que falava que a decisão foi tomada, mas não tem prazo pra entrar em vigor. Deve vir com os presentes do Papai Noel, ou coms os ovos do seu coelho; ou com alguma cegonha que esteja trazendo um menino, numa dessas ocasiões.
Bom, só gostaria de dizer que eu ADORO teleatendimento e acho o maior exercício de relaxamento de ira.
Saudações,
Sarah

Salazar disse...

Pois é Adriana!! É a eficiência e profissionalismo da iniciativa privada em ação. Fazem isso porque sua ira não irá comprometer o lucro deles.
A atendente é a menos culpada de tudo isso.
Gostaria de tocar num ponto do seu texto: "Em outra época, teria ligado para minha amiga da assessoria de imprensa, pedindo para ela resolver isso." Que ótimo que vc não usou desse procedimento.
Está lá no contrato: caso sua fatura não chegue próximo do dia do pagamento, entre em contato e solicite outra via fax, e-mail ou correio. É assim minha amiga. Para casar com vc tudo é lindo, maravilhoso. Agora, na hora da separação...
Atualmente, o telefone da sua assessoria de imprensa ganhou um concorrente: o telefone vermelho do Procom. Será que de todos????
Parabéns pelo seu blog.

APPedrosa disse...

É, Adriana, esses atendimentos eletrônicos são cada vez piores e não é só na telefonia celular, é em tudo. E acho que são todas iguais, a gente não tem opção. O cartão de crédito também não mandou a fatura para a minha irmã e depois desandou a ligar cobrando a conta. Ligaram sábabo, domingo, e até num feriado às onze da noite, acredita? E depois que ela pagou, continuaram ligando ainda por uns quatro dias seguidos. Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come...
beijo,
Ana Paula

Anônimo disse...

Um alô e um obrigada a todos que se manifestaram aqui.
Acho que com estas formas de protesto é que iremos mudar alguma coisa.
x.x.x.
Sarah, vc continua hilária. Ainda é minha assistente (te contratei no caso Isabella, tá lembrada?)
x.x.x.
Ana, lembrei do seu caso com o poste de luz debaixo de sua janela.
Dê notícias, pelo seu blog, quando o baby chegar, tá?
Bjs a todos

Anônimo disse...

Concordo com a Aline. Acho que uma alternativa é a mudança de operadora. Não vai resolver muito, pois todas têm o mesmo tipo de problema, mas é uma forma de punir aquela. Se todos começarem a migrar, elas vão perceber que algo não vai bem. Afinal, de grão em grão...

Anônimo disse...

Por isso e por outros motivos sou da Claro e não abro.... Até o dia que eles me derem dor de cabeça como a OI e a Telemig.
Mas com os valores das minhas contas acho que eles vão ficar pianinho comigo.
bjs e boa sorte
Camila Koch

OBS. Aproveita a advogada gratuita e entra na justiça kkkkkk

Anônimo disse...

Adriana, não fique triste, pois eu também estou passando por este transtorno, com esta bela empresa, hoje também tive um ataque com a "senhorita" que me atendeu, estou querendo cancelar e mudar de operadora, mas a mesma me falou que se eu fizer isso vou ter que pagar uma multa, tem graça? Você não tem nada do que te foi oferecido e agora você é proibido de cancelar, isso é Brasil, vem ai as eleições meu povo! Abraços DENISE ANDRADE