sábado, 2 de maio de 2009

A vigilância vigia depois que a imprensa reclama

No aeroporto do México esperando voo para Cancún

Como não fui abordada em Confins, depois de chegar do México, fui para os jornais. Liguei para a Globo e a produtora do MG TV "ouviu" tudo muito pacientemente. Provavelmente vendo tv, conversando com alguém do lado e revirando os olhos, pensando "mais um que quer aparecer".
Bem, não é o meu caso, afinal sou jornalista e sei como se dá a produção da notícia.
Sei dos interesses todos que determinam qual fato irá ao ar e como.
Mas o jornal Hoje em Dia deu nossa reclamação, minha e da editora-adjunta deles, Rosângela Guimarães.
Além disso, minha irmã Glória ligou para a Vigilância Sanitária em Confins e fez um escarcéu danado com o fato de eu não ter sido abordada. E ainda foi atendida com rispidez e com informações truncadas. Esta é a burocracia das coisas.
Resultado: hoje, às 11 horas recebi um telefonema da Secretaria de Saúde do Estado, perguntando se eu estava bem e me deixando um 0800 caso manifeste algum sintoma daqui para frente.
No Hoje em Dia, uma dentista que chegou do México dois dias antes de mim, com um filho bebê, também se queixou de não ter sido abordada e de não ter recebido telefonema nenhum até ontem, dia da produção da notícia do jornal.
O jornal que dá o outro lado da notícia, que não a declaração oficial de "que estamos distribuindo folhetos a todos passageiros procedentes de áreas de risco", presta um serviço social e faz um papel que deveria ser das autoridades.
A Secretaria da Saúde não está distribuindo folhetos informativos coisíssima nenhuma, pelo menos nos voos da Copa, os únicos procedentes do México.
Só se estão distribuindo nos voos que chegam de Lisboa, os únicos internacionais, além deste do México. Ou quem sabe os da ponte aérea Rio/São Paulo.
E assim caminha a humanidade: autoridades dizem que fazem, mas as ações não chegam aos interessados.
E vamos vivendo todos neste circo de engodos, falácias, espetáculos, como se as doenças fossem combatidas com ações psicológicas.

3 comentários:

Anônimo disse...

È Adriana, estamos todos perdidos neste nosso país, pois não temos nem a quem pedir socorro, e assim vamos levando....
No mais, valeu apena a sua viagem, creio eu, beijos.
Denise

Jucristina disse...

Ô, esqueceu que tá no Brasil de novo? Q. aqui tudo é de mentirinha? rsrss
Bjs,
Ju

Leandro disse...

E sabe que mais? A gripe vai se expalhar geral pq a campanha está errada, como vc disse em relação às campanhas da Aids, no início.
Leandro