terça-feira, 26 de maio de 2009

A criação do Parque da Serra do Ouro Branco


Finalmente foram marcadas as audiências públicas para discutir a criação do Parque Estadual da Serra do Ouro Branco e Monumento Estadual Natural do Itatiaia. As explicações do IEF, outras entidades e empresas vão acontecer dias 4 e 9 próximos, em Ouro Branco e Ouro Preto.
No dia 4, a audiência é às 18 horas, no auditório da prefeitura de Ouro Branco. E no dia 9, é às 17 horas, na sede da Associação dos Moradores de Chapada, distrito de Ouro Preto.
Quem manda o convite é o João Paulo, da ONG Movimento Legal de Ação Guardiães da Serra do Ouro Branco e Projeto Co-Criar.
Já tem é tempo que uma gente preocupada com a conservação de um dos monumentos naturais mais bonitos de Minas luta para que o parque saia, desde 2003.
Em 2007, participei de uma audiência pública em Ouro Branco com ambientalistas, IEF e Assembleia Legislativa e assinei uma petição para a criação do parque.
São 15 mil hectares de área, quase tudo em Ouro Branco e uns 5% em Ouro Preto.
O local guarda uma biodiversidade riquíssima, mais do que a Serra do Cipó, considerada antes o celeiro mineiro de espécies vivas. Um estudo da Terra Brasílis mostra que a serra guarda mais de 800 espécies vegetais.
A Serra do Ouro Branco já é tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual desde 1976. Conta com incríveis lugares históricos e naturais, como um mirante, trilhas, cachoeiras, partes da Estrada Real com pontes dos séculos XVIII e XIX.
E o mais significativo: é o marco zero da Cadeia do Espinhaço.
A criação do parque vem coroar o trabalho de muita gente preocupada com a exploração indiscriminada de minérios e com o turismo predatório.
Por isso é preciso que toda a população compareça.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu e o Gustavo sempre que precisamos recarregar as energias ou "comer um cachorro quente" coisa minha e dele, fugimos pra Ouro Branco. Além dos conhecidos que nos recebem com uma energia fantástica, do aprendizados que sempre adquirimos com estas pessoas, o astral, enfim.... é tudo de bom. E o melhor é que a casa que ficamos fica no pé desta serra. Então quando acordamos, a primeira coisa que fazemos é ir ao quintal e respirar fundo o ar limpo, e olhar a maravilha que é este paredão. bjs
Camila