segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Portugal troca lâmpadas para economizar energia

Sem incomodar muito com estes programas de horário de verão - que eu pessoalmente adoro, porque me dá a sensação de que tenho mais tempo para ficar à-toa-, mas que muita gente não gosta, o governo português adota medidas mais singelas para economizar energia.
Recebo pela newsletter Portal do Cidadão, que eu assino, desde que resolvi me tornar portugesa, a notícia de que o governo vai implantar, em setembro, o "vale de lâmpadas econômicas".
Olha que mimo, junto com a fatura de setembro, o consumidor receberá um vale para trocar por lâmpadas de alta eficiência. Serão distribuídas 3 milhões de lâmpadas, no total, entre as famílias portuguesas, cinco para cada uma. E a preferência, claro, é para as famílias mais carentes, cerca de 600 mil naquele país.
O programa pretende abranger 13% das habitações portuguesas.
Mais interessante: a economia é de 30% no valor das contas do consumidor.
Mais interessante ainda: a medida é o cumprimento do compromisso assumido pelo país, com a Comunidade Européia de eficiência energética, " visto que Portugal terá que reduzir o consumo em 20%, até 2020. Calcula-se, igualmente, que a iniciativa resulte na poupança de dez a 12 milhões de euros em custos com electricidade e licenças de emissões de CO2".
Ai que inveja!
Aqui precisamos do Apagão para tomar medidas como desligar freezers, ferro elétrico, chuveiros, trocar lâmpadas, todas individuais, para economizar energia.

Um comentário:

APPedrosa disse...

E o pior é pagar "seguro apagão" depois de ser obrigado a economizar. Deixamos de usar nossos equipamentos e, em vez de consciência ecológica ou educação financeira, ganhamos uma taxa a mais no fim do mês. Ô Brasil!