sexta-feira, 11 de abril de 2008

Veja a beleza da estrada

Um acidente na estrada, onde um caminhão tanque pegou fogo, interrompendo o tráfego por mais de cinco horas, me levou a pensar: por que as pessoas correm tanto? Por que não curtem a beleza das rodovias?
Saindo de Ubá, na MG 265, até chegar ao entroncamento da BR-040, próximo a Barbacena, há um trecho magnífico da estrada. Até chegar a Cataguases, a rodovia é margeada por um verde intenso e a Serra da Mantiqueira, que oferece uma visão privilegiada. Por quilômetros e quilômetros é possível ver a serra que acompanha o motorista em todas as retas e curvas. Uma serra verdejante, viva, com um azul ao fundo, horizonte inconfundível dos dias de abril.
E entre um povoado e outro, umas casas encarapitadas nos morros que me levam a pensar: como foram parar ali? Como se faz para chegar lá?
Situação que nem um grande amor, como disse uma companheira de viagem, me levaria a viver em um lugar tão inóspito. É um pedaço de Santa Bárbara do Tugúrio.
Mas isso foi na ida para Ubá, porque na volta, depois que passamos por Rio Pomba, um acidente com o caminhão nos fez dar meia volta e ir até Juiz de Fora, onde o prefeito foi preso por roubar do FPM, e aumentar nossa viagem em mais de 120 quilômetros.

Nenhum comentário: