quinta-feira, 10 de abril de 2008

Ubá, Cataguases, cadeias

A profissão nos leva, às vezes, a situações, que por escolha própria, não gostaríamos de vivenciar. É o caso da visita às cadeias de Ubá e Cataguases, que fiz hoje.
Dá para entender alguns conceitos teóricos como degradação e outros nem tanto, como inferno e masmorras, depois de uma andada rápida por um corredor estreito, fedido, escuro.
Assim são as cadeias públicas de Ubá e Cataguases, na Zona da Mata.
Debaixo de um calor insuportável, com uma umidade de floresta tropical, que faz o suor escorrer incontrolável por todo o corpo, grudando roupas, cabelo, pensamentos, vai se vendo aqueles homens e mulheres atrás das grades, desesperança de uma humanidade perdida.
Páro do lado de fora da cadeia de Cataguases. Simplesmente não consigo acompanhar a visita. Não por problemas filosóficos, mas físicos mesmo. Saio porta afora pingando suor por todos os lados, morta de sede. Penso como é possível aos presos agüentar aquilo.
Na cadeia de Ubá, depois de ver algumas celas, páro numa sala que tem na entrada. Sento-me em uma cadeira capenga, sem forro, rasgada, dessas que os moradores de rua jogam fora, porque já não têm qualquer serventia.
Corro o olhar pelo resto dos "móveis": uma escrivaninha lascada, torta. Mais uma cadeia sem forro, lascada e outra "mesa" alquebrada. Pergunto para o escrivão para que serve aquela sala: "É para atender algum advogado que vai soltar um preso, ou algum familiar, ou qualquer coisa".
Passeio o olhar naquilo e entendo por que não sobra dinheiro para instalações decentes: alguns prefeitos têm de roubar do FPM, ou de outros fundos, para ter dez, doze carros, um milhão de reais em casa e armas, vá lá se saber para quê.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tantos traficantes,ladroes,pedofilos,estrupadores e entre outros soltos por ai.Cade a justiça que nao é feita.Porque os colarinhos brancos fazem vista grossa so aquilo que lhe é conveniente?A cadeia de UBA entre outras é um desacaso com os prisoneiros que tambem e ujm ser humano como nos.Os policiais e juizes,oque pensa eles.Alguns agem no sinismo e frieza ao dar uma sentença para aquele que nao merece isso.Dizem ate que a cadeia é umacolonia de ferias.Isso e um abissurdo,so nos que temos um familiar sabemos a dor e tristeza que é.