quinta-feira, 13 de março de 2008

Escola Corina, um exemplo de dinamismo




Para quem estudou em escola pública, como eu, depois viu a falência e derrocada do modelo, é supergratificante encontrar escolas que ainda resistem e tocam o barco com a maior dignidade. Encontrei uma assim em Uberaba.
Me encantei com o projeto da rádio da Escola Estadual Professora Corina de Oliveira. É rádio mesmo, não é serviço de som. Tem microfone, computador para a programação, jornalismo e grade com programas variados, como o Fala Professor. É toda tocada pelos alunos que correram atrás e fizeram tudo, como o estúdio acústico com embalagem de ovo.
Os locutores tiveram treinamento em uma faculdade local e os textos do jornalismo só passam pelo conselho editorial, depois de redigidos pelos alunos. São 15 deles entre técnicos, locutores, repórteres.
Falam de tudo: dos eventos na escola, das atividades dos professores e colegiado, de coisas importantes que acontecem na cidade. E muitos recados e música.
A Rádio Corina é um importante instrumento pedagógico, além de tudo, pois pode ser sintonizada individualmente em cada sala, caso o professor queira usá-la como instrumento. E tem uma moçada de 15, 16 e 17 anos afiadíssima, com o maior pique.
Exemplo de que nem toda a juventude está perdida na alienação da mídia insípida e oca.

3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela reportagem! Realmente precisamos digulgar trabalhos como este.
Como educadora me fascina ver que temos profissionais fazendo a diferença em trabalhos de cunho social. Educação é isso! A escola precisa funcionar como um espaço democrático e conscientizador.
Visitei o site da Rádio e reconheço se tratar de um trabalho sério. Parabéns a Telma Castilho, idealizadora do Projeto e grande responsável pelo sucesso e abrangência do mesmo, também a Universidade UNIPAC pelo trabalho de incentivo aos seus alunos.
Tânia Coelho
Psicopedagoga,
Campos dos Goytacazes/RJ

ADRIANA disse...

Obrigada pela participação, Tânia. E também por me lembrar o nome da universidade que treinou os alunos, a Unipac. É que na correria para fazer minha matéria, que era sobre outro assunto, não anotei o nome e depois não pude citar a universidade.
Adriana

Miranda F. disse...

Boa noite,Adrina!
Estava passando aqui pelos blogs e então me deparei com seu blog, muito interessante por sinal!!
Fico feliz , em ver a dimensão do projeto da minha ex-escola Corina de Oliveira, A rádio realmente é como os demais projetos, um sucesso, graça a dedicação dos alunos e professores. Fico muito feliz por você ter postado em seu blog esta matéria, divulgando ainda mais a Escola Corina que realmente fez a diferença na minha vida e a qual eu devo minha entrada
pelo prouni na Uniube e pela Ufm.
Agradeço novamente e fico muito feliz mesmo em saber que ainda há pessoas como você, preocupada com a educação pública do Brasil; é realmente gratificante!!
Abraços e continue postando!!
Francielle de Miranda,
Estudante de Admmnistração
Uberaba - MG
(: