segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Salve uma garça

Coisa sinistra acontece em Fernando de Noronha. Na calada da noite, funcionários do Ministério da Agricultura pegam garças e matam, de forma politicamente correta claro, sem sofrimento para as aves, a não ser pela pequena agulhada da injeção letal.
Depois de ver a tosca cena de uma garça morta, parecendo mais um frango desses de abatedouro que exporta pras Arábias, decidi lançar a campanha: SALVE UMA GARÇA.
A campanha é simples e séria: mande um e-mail para a administração da ilha e diga que você quer salvar uma garça. Pode até pedir para lhe despacharem uma, eles têm lá uns aviões da FAB, então não deve ser difícil. Só o e-mail protestando também serve, afinal é da crise que surgem as soluções, não é o que dizem aí os manuais de gestão?
Tudo bem. Tudo bem. As garças estão desequilibrando o ecossistema da pequena Fernando de Noronha. Além disso, têm trombado com aviões, lá no espaço aéreo deles, aviões.
Daí a sacrificar é outra história. Precisa matar? Será que não tem outra alternativa? E depois, o descontrole populacional das garças é um indício de algo errado em Noronha, né não?
Se o número exagerado de aves ameaça o ecossistema da ilha, é preciso descobrir o motivo de as garças, migratórias que são, resolverem se estabelecer por lá. E por que estão se reproduzindo exponencialmente.
Estranha humanidade esta, que cria projetos para não deixar bichos, como as tartarugas, se extinguirem da face da terra e na outra ponta manda matar os que estão sobrando.
Triste humanidade esta que confina animais como o macaco Chico de Uberaba, porque ele andou tomando uns porres e ameaçando os visitantes do parque onde morava.
Será que esta humanidade acha que o Chico tomou cachaça por conta própria? Será que acha que as garças se reproduzem como coelhos porque são umas promíscuas que não conhecem nada de controle de natalidade?
Mas não tem nada não: no futuro, se as garças correrem risco de extinção, alguma empresa com débito ambiental grande, com certeza se disporá a financiar um projeto para salvá-las.

Vá ao o site www.noronha.pe.gov.br abaixo e deixe lá seu protesto

garças clique aqui

Um comentário:

flavia disse...

tô boba! q absurdo!