Fugindo da polêmica da causa do crime do Airbus A300 da TAM, ou causas, o que é mais provável, mas já criando outra: novamente a tragédia foi banalizada pela compulsão de dar "furos" (informação de primeira mão), de alguns órgãos de imprensa. Depois que a Veja mostrou o conteúdo das caixas-pretas, em sua edição de fim de semana, a CPI do apagão aéreo, ou CPI dos confusos e aéreos, tão desatinados são alguns de seus integrantes, libera para todo o Brasil a transcrição das fitas das caixas.
É uma coisa aterrante. Pior que "Sexta-feira, 13", dez vezes mais horripilante que "O exorcista", mais nauseante que "Jason". Desespero e gritos e barulhos.
Uma coisa é uma revista - que tem uma tiragem de pouco mais de um milhão de exemplares, ou seja, nem 1% da população de 190 milhões de brasileiros a lê -, mostrar os dados.
Outra, é a exibição nua e crua em todas as redes de tv, quando pelo menos 85% da população (índice de domícilos com tv) pode assistir aos telejornais. Os dados sobre aparelhos de tv são da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domcílios de 2005.
A culpa é da Veja ou da CPI?
E coloco a coisa em termos de culpa sim, porque a ânsia do furo está levando menos à informação precisa e mais à especulação, o que não contribui em nada para o esclarecimento do acidente.
Não sei quanto a vocês, mas eu me retorci de corpo inteiro, quase espasmo, ao saber do desespero dos passageiros e dos pilotos.
Para espantar nosso medo, nossa paranóia com avião, ainda tínhamos o consolo - antes de escancararem a caixa-preta -, de que nem havia tido tempo para nada. Que as pessoas nem sabiam que iriam sofrer um desastre fatal.
Mas e agora?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
oi adriana! tb achei um absurdo essa divulgação da gravação da caixa preta. não me lembro de já ter visto a divulgação dessas gravações em outros acidentes aéreos. acho q a cpi tem culpa nessa divulgação sim!
bjs
Com certeza. Bando de deputados que não entendem de aeronáutica... eu vi na tv a leitura na íntegra, na reunião da cpi... eles não entendiam nada. a única coisa que deu pra sacar foi o despero do final.. ou seja: pra eles não foi informação que vai contribuir pra investigação, mas sim mais uma coisa pra chamar a atenção.. E, euqnato isso, os familiares descobriram que foram roubados celulares, cartões de crédito e outros objetos de valor. Ave!
Postar um comentário