Hoje, domingo, leio os jornais com preocupação. Os casos da gripe influenza continuam a subir. O governo mexicano já registra oficialmente 81 mortes. Há dois dias eram 20. Os contaminados já sao 1.324, mas uma vacinação em massa ainda não começou.
Segundo o Ministério da Saúde, que aqui se chama Secretaria de Saúde Federal, há estoques de vacinas, algo como um milhão de doses da vacina, a Oseltamivit, mas elas não são vendidas em farmácias.
Entre as novas medidas para conter a epidemia estão o isolamento de pacientes, mas a ação principal tem se concentrado na vigilância nos aeroportos. Já se param as pessoas para perguntar sobre sintomas da gripe, nos desembarques de cidadãos dos estados mais afetados, o distrito federal, Baixa Califórnia e outros do Norte.
Já foram registrados 16 casos nos Estados Unidos, também em cidades próximas à fronteira com o México.
Medidas mais drásticas como a suspensão de voos ainda nao foram anunciadas, mas um jogo de futebol na Cidade do México hoje, vai ser realizado sem acesso ao público.
No Yucatan, onde estamos, ainda nao há registros de casos da gripe. Mas as medidas de segurança estão em andamento. A principal é o cerco aos passageiros que chegam da capital. As autoridades portuárias estao instruídas para notificar casos suspeitos à Secretaria de Saúde do Estado, contudo, sem alarmar os demais passageiros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Vixi que a Influenza porcina chegou na Europa!!! O primeiro caso foi notificado na Espanha. E a tal da vacina, pq o governo não começa uma campanha? De qq forma, imagino que hj vcs estão rumo a Cancún, portanto, máscaras na cara, mta margueridas, tequilas e chilis.
bjus
P.s Memei veio almoçar aqui hj.
P.s2. vc conseguiu outra pilha? E a pilha nova que eu tinha comprado?
Adriana,
Pra te dar as boas-vindas já estamos agendando na sua volta uma edição especial "Mexico Gostoso", que vc vai escrever, tranquilamente, em uma das cabines de rádio da Sala de Imprensa. E ainda edições do AL Informa que vc fará, juntamente com a Larissa (que também se "mexicanizou"), no Laboratório de Fotografia.
Mas, veja bem, isso não tem nada a ver com a gripe suína, não, viu? ]
Carlos & o povo da tarde.
Começou de novo! Na época que a gripe aviária surgiu, qualquer galinha doente estávamaos lá fazendo matéria. Lembro quemandamos equipe para um "galinheiro" em Divinópolis onde 3 aves morreram, a suspeita, na época, GRIPE AVIÁRIA. Daqui a pouco estaremos lá nos chiqueiros... Não que não deva ter preocupações, mas os exageros das notícias é surpreendente! O primeiro casal que chegou em Minas de Cancun foi para casa traquilo... Depois receberam um telefone (um dia depois) para eles voltarem para o Aeroporto, olha isso... do Aeroporto foram pro hospital de SAMU... parece piada!
Ei Adriana,
É Sarah da Tv ALMG. Estou querendo te fazer trabalhar nas férias... é que eu queria saber se você pode gravar um audiotape para nós, falando sobre como está o clima aí na cidade. Se a população está com muito medo da gripe suina, etc.. Sevc puder, ligue seu telefone amanhã, às 9h, que eu ligo para vc. De qualquer maneira, vc me dá uma resposta?
Abraços
Postar um comentário