quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Google day em rede

Olha só que barato!!


"O que uma das empresas mais inovadoras da internet pode acrescentar para as organizações públicas e privadas?
É o que o Google vai mostrar no dia 07/10, das 14h às 18h.

Através do primeiro Google Day em rede no Brasil, os gestores públicos e privados ficarão por dentro de como aplicar as ferramentas do Google no seu dia-a-dia. E o melhor: poderão fazer isso pela internet.
O primeiro Google Day em rede no Brasil é uma iniciativa do Cepam a partir da sua Célula de Inovação do Município, o CIM, e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais por meio do TEIA.

É um encontro que vai dar ainda mais força no Brasil ao movimento de inovação que toma conta do mundo. E como esse movimento é de interesse de todos, contamos com a sua participação.
Saiba mais aqui: http://redecim.ning.com/page/primeiro-google-day-em-rede-no"

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Ficha suja chega no Congresso

O projeto da ficha suja, aquela proposta popular que o Movimento de Combate à Corrupção encabeçou e que proíbe a candidatura a cargos eletivos dos cidadãos condenados em 1ª instância, chegou à Câmara de Deputados nesta terça-feira (29).
Com mais de 1,3 milhão de assinaturas, o projeto promete repetir o sucesso que foi o também projeto popular da corrupção eleitoral, que se transformou na Lei 9.840 de 1999.
Mas de cara o presidente da Câmara, Michel Temer, já deu pitaco e propôs uma mudança qualquer. Aliás, de qualquer, não tem nada. Enquanto o texto original encaminhado pela população fala em indeferimento de candidatura de quem tenha sido condenado em 1ª instância, ou tiver sido alvo de denúncias recebidas por órgão colegiado por diversos crimes, como tráfico de drogas, crime eleitoral, trabalho escravo, entre outros, o presidente da Câmara "acha" que a coisa não pode ser tão drástica assim. Que deve se dar uma chance aos "carimbados" somente na 2ª instância.
Ou seja, corre-se o risco de ficar tudo como está, com pencas de candidatos usufruindo, às vezes de até dois mandatos completos, até que o Supremo se pronuncie.
Eu como assinei o projeto, não aceito de jeito nenhum a mudança!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Enfim, o parque

Amanhã, sexta-feira (25), a comunidade de Ouro Branco vai estar em festa, a partir de 9h30, em frente à Matriz de Santo Antônio, centro da cidade. Ali, naquela hora, vai ser feito o ato comemorativo em agradecimento à assinatura do decreto de criação do Parque Estadual da Serra do Ouro Branco e do Monumento Natural Estadual de Itatiaia. O decreto foi assinado dia 21 passado, um belo presente para Ouro Branco, Ouro Preto e todos nós mineiros.
Segundo o João Paulo, do Movimento Guardiães da Serra do Ouro Branco, a festa terá a presença de autoridades, empresários, comunidade em geral, tudo animado pela fanfarra da Escola João XXIII; por um teatro temático; pelo repique do sino da Igreja; por uma queima de fogos e, "por muita alegria".

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Mata Atlântica x Mata Seca


Já nem sei mais o que pensar dessa polêmica que envolve o Norte de Minas. A antes Mata Seca, do bioma cerrado virou Mata Atlântica desde dezembro do ano passado, por obra e graça da caneta iluminada do Lula.
Já naquela época fiquei com o pé atrás, apesar de sempre apoiar tudo que envolve a proteção da Mata Atlântica. Mas alguma coisa não batia.
Continuei a ver os deputados estaduais do PT defenderem cegamente o decreto e quase me convenci, afinal o agronegócio estava desenfreado por aquelas bandas, principalmente com o aumento das áreas de pasto.
Mas aí vi um comentário do Apolo Heringer numa matéria da minha amiga Ana Paula Pedrosa, n' O Tempo, em que ele chama atenção para o engodo que é o decreto.
A pulga coçou mais e acendeu as lamparinas da teoria da conspiração: "o que está por trás daquilo ali?"
E o meu colega Márcio Metzker, antenado, levantou a teoria de que o decreto tem um objetivo muito escuso: acabar com o Jaíba, para sobrar mais água para o projeto da transposição do Rio São Francisco, para beneficiar o Ceará.
Será? - pensei em seguida.
O Projeto Jaíba, no Norte de Minas, tem na irrigação com água do São Francisco, um de seus pontos fortes. Só assim consegue produzir as frutas maravilhosas como mangas, bananas, coco, abacaxi.
A megatransposição, para não dizer mega-alucinação, aliás, megalomania mesmo do São Francisco tem um senão : a vazão pode não ser suficiente. Faltam bens uns milhares de metros cúbicos de água para poder beneficiar condignamente os produtores de camarão do Ceará, amiguinhos do Ciro Gomes, o grande defensor do assassinato do Velho Chico.
Com a reclassificação da mata no Norte de Minas, o Jaíba já dá mostras de estrangulamento, segundo a matéria da Ana Paula. As terras caíram de preço e não conseguem ser vendidas.
Os negócios por lá estão parados.
Com isso, com mais um tempo, já não será preciso água para irrigar o Jaíba, porque não haverá mais Projeto Jaíba, uma da iniciativas mais promissoras na região.
Loucura?
E mudar o rio de lugar e deixá-lo morrer de tanta poluição e assoreamento é o quê?

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Manifestação dia 21 de setembro

No dia 21 próximo vamos comemorar não só o Dia da Árvore.
A Ong Avaaz programou em todo o mundo uma manifestação relâmpago para pedir um tratado global para barrar o aquecimento global.

Cidades como Nova York, Londres, Roma, Madri, São Paulo, Rio, Belo Horizonte vão participar dessa mobilização.

As imagens dos eventos serão apresentados para chefes de estado na ONU e divulgadas mundialmente!

Você quer participar? Clique no link:

https://secure.avaaz.org/po/sept21_rsvp/?id=134588&cts=Bba7Ud6

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Parques e Jardins ensina a coletar água da chuva

Isto é que é primeiro mundo.
E primeiro mundo tipo Suécia, Dinamarca, Finlândia, e não Estados Unidos, porque estes, não estão nem aí.

Explico: a Fundação Parques e Jardins da Prefeitura de Belo Horizonte começa hoje (14/9) um curso para seus funcionários aprenderem a coletar água da chuva.

Não é o máximo?

Em parceria com a Secretaria municipal de Meio Ambiente, a capacitação vai até o dia 21, Dia da Árvore, no Jardim Produtivo do bairro Cardoso, no Barreiro.
Os participantes vão aprender a captar a água da chuva e reutilizá-la em irrigação.
A cidade agradece. O planeta comemora!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Lisbeth Salander me visita

Tomo um susto ao abrir meu correio eletrônico. Encontro lá uma mensagem da Lisbeth Salander.
Para quem não sabe, Lisbeth é a personagem principal da triologia "Milennium", do sueco Stieg Larsson.
Ela é uma hacker fenomenal, que invade sistemas de bancos, empresas de comunicação, indústrias suecas e tal. Uma figura meio estranha, com problemas psíquicos e com alguns dons especiais, como a memória fotográfica.
Os três livros ( o terceiro só sai depois de 20 de setembro), são narrativas policiais muito, mas muito envolventes. É um triller fantástico e que deixa a gente louca para saber o final e continuar o livro seguinte (veja na barra da direita os nomes dos dois primeiros volumes).
Bem, recebi a mensagem por e-mail e abri, já morrendo de medo de cavalo de troia e quetais. Mas a curiosidade foi maior e abri numa espécie de blog da garota.
Pé ante pé fui navegando e dei um sorriso tipo, "cês não me pegam", quando abriu uma janela para eu colocar meu endereço. Aí vi que se tratava de divulgação da editora do livro no Brasil, a Cia das Letras.
Achei sensacional a forma de divulgar, "marketing de guerra" mesmo.
E usando a ferramenta de hacker.
Adorei!
Tô doida para ler o terceiro livro.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

E os brasileiros aprenderem a lavar as mãos

Entre tantas coisas que pensei, que esqueci, que relembrei, que revivi, uma tem sido constante: afinal aprendemos a lavar as mãos.
Este ano foi o ano em que os brasileiros aprenderam a lavar as mãos.
Todas as conversas giram em torno disso nos salões de beleza, consultórios, salas de aula, clubes, em frente à televisão à noite, nas salas de trabalho.
Também com tanto cartaz nos elevadores, prédios públicos, painéis eletrônicos, ônibus, ensinando como ensaboar, esfregar entre os dedos, sob as unhas, nos punhos e enxaguar com muita água, enxugar com toalha de papel, teríamos que aprender.
Valeu a pena.
Depois de 500 anos de vida, nós agora sabemos lavar as mãos e a importância desse pequeno gesto.
E é ótimo mesmo, pelo menos não vamos precisar gritar na hora do almoço: "ô menino vai lavar as mãos!"

Estou voltando

Estou voltando. Aos poucos. Devagar.
E seja o que Deus quiser!
"Pode preparar aquele feijão preto, estou voltando..."